segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O profissional "Bibliotecário"


  
Muitas pessoas ainda desconhecem as atividades do profissional Bibliotecário. Esta profissão é regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, sendo necessário para exercê-la, concluir o curso de Biblioteconomia, com duração de 4 anos, no qual se adquire conhecimentos técnicos  e científicos para organização, recuperação e disseminação das informações. É necessário também ser registrado junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia da região onde o profissional atua.

A Biblioteconomia, considerada como uma das Ciências da Informação, é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais, tratando da análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em Bibliotecas, bancos de dados, Centros de Documentação, sistemas de informação e sites, dentre outros.

Dessa forma, as atividades profissionais do Bibliotecário vão muito além da organização e administração de Bibliotecas , sendo este, um  mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma eficiente e eficaz ao solicitante.

Como profissional da informação, podemos encontrar o Bibliotecário desenvolvendo atividades de ensino na área de Biblioteconomia; consultorias para Bibliotecas (particulares e institucionais); organização e administração de Bibliotecas de Centros de Documentação; em escritórios de advocacia; organização de sites, auxílio em pesquisas científicas, dentre outras.  

Assim como acontece com outros profissionais, muitos Bibliotecários também ampliam seus conhecimentos e campos de atuação, em cursos de especialização, mestrados e até doutorados.

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário