terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Projeto de Pesquisa





Após a definição do tema, a elaboração do Projeto de Pesquisa (popularmente chamado de “esqueleto” do trabalho) é fundamental para o planejamento da pesquisa e redação, sendo uma bússola que vai direcionar o aluno em relação aos tópicos a serem desenvolvidos, para traçar de forma lógica e coerente, todas as etapas que levarão ao produto final: o Trabalho de Conclusão de Curso.

Já nesta fase é de suma importância seguir a Norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR14724 que especifica os princípios gerais para elaboração de Trabalhos Acadêmicos (Teses, Dissertações e outros), dispondo sobre a apresentação gráfica dos trabalhos (margens, espacejamento, tamanho da fonte, etc.) e os elementos que devem constar. Outras Normas da ABNT também deverão ser aplicadas, sendo as principais: NBR 10520 (citação); NBR 6023 (elaboração de referências), podendo ser encontradas nas Bibliotecas das Instituições de Ensino.

A propósito, a maioria das Instituições de Ensino Superior disponibiliza em seus sites e em suas Bibliotecas, um Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos redigido pelo corpo docente ou Bibliotecários da própria Instituição e com base nas referidas Normas, incluindo modelos para cada parte do trabalho a ser desenvolvida. Dessa forma, antes de iniciar o Projeto de Pesquisa, o aluno deverá tomar conhecimento do Manual (ou as próprias Normas) e consultá-lo em todas as fases da elaboração do TCC, desde o Projeto até a sua conclusão.

Normalmente o Manual ou as Normas são apresentados pelo professor da disciplina Metodologia ou pelo próprio orientador do Trabalho. Algumas Instituições também disponibilizam o serviço de treinamento através de palestras proferidas por Bibliotecários visando à orientação sobre a elaboração e pesquisas em Bases de Dados e Bibliotecas.

O Projeto de pesquisa é composto por aspectos inter-relacionados que garantem um desenvolvimento coerente à Monografia. Dessa forma, as partes de um Projeto são:

1 INTRODUÇÃO: é a apresentação do assunto abordado e seu mérito, sendo uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor. É nesta seção também que se desenvolve a problematização, que é a transformação de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discussão científica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma solução provisória a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro ou sugerir novos caminhos. Pode-se tratar de uma questão não resolvida ou polêmica, sendo algo para o qual se vai buscar respostas, via pesquisa.


1.1 JUSTIFICATIVA: justificar é oferecer razão suficiente para a construção daquele trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevância do assunto/tema, argumentando sobre a importância prática- teórica, colocando as possíveis contribuições esperadas.

1.2 OBJETIVOS: refere-se à indicação do que é pretendido com a realização do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo.
Exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

1.2.1 Objetivo geral: procura dar uma visão global e abrangente do tema, definindo de modo amplo o que se pretende alcançar.

1.2.2 Objetivos específicos: são as aplicações dos objetivos gerais a situações bem particulares, concretas. É com base nos objetivos específicos que o pesquisador irá orientar o levantamento de dados e informações.

2 REFERENCIAL TEÓRICO: também denominado de revisão bibliográfica ou fundamentação teórica, é o quadro teórico que vai fundamentar os estudos. Assim sendo, é necessária a realização de pesquisas bibliográficas em Bibliotecas, documentos eletrônicos, artigos de periódicos científicos, dentre outras fontes de informações, para busca do conhecimento acumulado sobre o assunto, que será desenvolvido e aprofundado posteriormente.
Este é o momento em que são apresentados os fundamentos teóricos do trabalho, objetivando a discussão e análise crítica da problemática apontada, assim como é feita a escolha dos autores que servirão de base para os fundamentos do trabalho a ser desenvolvido.
Para tanto, é fundamental fazer o fichamento (resumo) de todo o material relevante, anotando os dados das fontes de informação tais como: autor, título, edição, editora, data e páginas de onde foram retirados os textos que deverão ser citados ao longo dos textos e apresentados na lista de Referências.

2.1 PRÉ-SUMÁRIO: é um sumário iniclal/provisório do sumário final do Trabalho de Conclusão. Ao longo do trabalho, o mesmo poderá sofrer alterações de acordo com as necessidades de desenvolvimento dos capítulos e subcapítulos, com inserções e/ou retiradas de assuntos.
O pré-sumário é fundamental para direcionar a pesquisa no sentido de estabelecer os assuntos que serão tratados e dessa forma servir como uma bússola ao que se deve pesquisar ao longo do trabalho.

3 METODOLOGIA DA PESQUISA: metodologia significa estudo do método. Método é um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessários para alcançar os fins de uma investigação. É o procedimento geral - o caminho percorrido em uma investigação. Mostra como se irá responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos específicos. Envolve a definição de como será realizado o trabalho.

A metodologia deve apresentar:

a)     O tipo de pesquisa (bibliográfica, documental, estudo de caso ou pesquisa de campo)

b)    Universo (qual a população pesquisada) e amostra (quantidade de pessoas/objetos que participarão da pesquisa);

c)     Instrumentos de coletas de dados (questionário, entrevista, etc.);

d)    Método de análise dos resultados


Sugestões de livros de Metodologia que podem ser utilizados para esclarecimentos de questões metodológicas para pesquisas e redação científica:


CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

3.1 CRONOGRAMA: é a representação gráfica da previsão da execução de um trabalho, onde são indicados prazos para cada atividade.
Exemplo:

Mês/Atividades
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
2010










Escolha do tema










Levantamento bibliográfico










Fundamentação teórica










Elaboração do Projeto de TCC










Apresentação à Pré-Banca Examinadora










Aplicação da pesquisa










Redação do relatório da pesquisa










Entrega do trabalho










Apresentação à Banca Examinadora











4 BIBLIOGRAFIA: lista dos livros, sites, periódicos, enfim, todo o material que será ou poderá ser utilizado para elaboração do trabalho, em ordem alfabética e de acordo com as Normas da ABNT.

Exemplos:
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

Em projetos de TCCs, ao invés de Referências (fontes de informações realmente utilizadas no trabalho), utiliza-se o termo “Bibliografia”, que se refere tanto as fontes já utilizadas quanto as que se pretende utilizar.

No TCC final todas as fontes de informações realmente utilizadas ficarão em uma listagem de “Referências” (obrigatório) e as fontes somente consultadas comporão a listagem de “Bibliografia” (opcional)

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado desde que a fonte seja citada.

Referências 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa, provocação para ler...
    se forem seduzidos os leitores potenciais despertarão!
    Saber é o poder de hoje, sempre foi, mas hoje, é muito mais... os portais do conhecimento estão abertos! Salve el gran oráculo mister google!

    Parabéns

    ResponderExcluir