sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escolha do tema





O Trabalho de Conclusão de Curso, em qualquer nível de ensino e em qualquer área, se inicia com a escolha do tema, sendo essa fase, de fundamental importância para o sucesso ou insucesso da monografia. A escolha pode ocorrer de forma livre por parte do aluno ou com base em indicação do orientador.  Obviamente que um tema indicado pelo orientador limita o interesse, porém mesmo assim é possível desenvolver algo criativo e interessante, pois o tema indicado certamente não fugirá do âmbito dos assuntos tratados no curso.

Como bem observa Nunes (2000, p.5) “Uma monografia tem forte chance de dar certo se o tema escolhido estiver de acordo com as características intelectuais do aluno, sua atração pelo assunto...”. Nesse sentido, a escolha deverá estar voltada aos interesses pessoais gerando motivação para o aluno, ou seja, o tema deverá despertar curiosidade e prazer em obter mais conhecimentos a respeito, do contrário poderá tornar-se penoso.  A propósito, Marconi e Lakatos (2002) ressaltam que a escolha do tema deverá levar em conta também a disponibilidade de tempo, a utilidade e a determinação para se prosseguir os estudos.  

Mas por onde começar? Dificilmente as idéias surgem sem alguma leitura prévia. Dessa forma, o aluno poderá iniciar a busca do tema a partir da leitura de trechos de livros e artigos de revistas técnico-científicas (de suma importância para atualização do conhecimento em qualquer área). Com essa leitura investigativa, o interesse por algum tema surgirá e crescerá gradualmente até se estabelecer uma visão clara sobre o que realmente se quer escrever. Poderá também procurar a Biblioteca e  solicitar o auxílio do Bibliotecário, profissional presente em todas as Instituições de ensino e apto a orientar pesquisas, indicando livros , artigos de periódicos (revistas) , sites idôneos e Bases de Dados para consultas.

Uma monografia, como o próprio nome já indica é um trabalho que versa sobre um único assunto. Mas não basta escolher o tema, é necessário delimitá-lo, pois do contrário a abordagem ficará muito ampla, sendo impossível desenvolvê-la. Quanto mais específica for a escolha, mais fácil e objetivo será seu desenvolvimento. 

Assim, tomando-se como exemplo o assunto “Jornalismo impresso”, sua delimitação para um tema poderia ser “Os impactos da Internet no jornalismo impresso no ano de 2010: o caso do Jornal XXXX”

Escolhido o tema, é hora de prosseguir para a próxima fase: a elaboração do Projeto de Pesquisa.

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado desde que a fonte seja citada.

REFERÊNCIAS
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 5. ed.  São Paulo: Atlas, 2002
NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia: como se faz uma monografia, uma dissertação, uma tese.  2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário