sábado, 29 de janeiro de 2011

Trabalhos acadêmicos

No que se refere à elaboração de TCCs, Dissertações e Teses há tantas dúvidas quanto à quantidade de livros e manuais de Metodologia já publicados. Trabalhando há mais de 20 anos com alunos de Graduação e Pós-Graduação pude observar as dificuldades enfrentadas por aqueles que nunca redigiram um trabalho de porte, com inúmeras regras a serem seguidas.
Embora os alunos muitas vezes considerem rígidas e trabalhosas, as Normas da ABNT que regem os Trabalhos Acadêmicos são necessárias para uma padronização e auxílio no desenvolvimento de tais trabalhos.
De fato, a elaboração é trabalhosa, porém o que a maioria dos alunos não percebe, é o quanto pode ser valiosa para seu futuro profissional, já que os estudos aprofundados de um determinado tema proporcionarão importantes conhecimentos que poderão auxiliá-los no cotidiano profissional e até impulsionar suas carreiras. Também devem considerar que as tão rigorosas Normas na verdade, muitas vezes farão parte de sua vida profissional, como na elaboração de relatórios para empresas, apresentação de projetos, etc., pois também envolvem diversos aspectos semelhantes à elaboração do trabalho.
Da escolha do tema à conclusão do Trabalho Acadêmico os alunos enfrentam diferentes fases para o seu desenvolvimento e para tanto, podem contar com a “Metodologia do Trabalho Científico”, que, como o próprio nome já diz, proporciona um “método” para auxiliar nestas diferentes fases.
A aplicação de um “método” é importante para conduzir o desenvolvimento do tema, de forma lógica e coerente. Dessa forma, um Trabalho de Conclusão passa pelas seguintes fases:


1-      Escolha do Tema
2-      Projeto de pesquisa
5-      Redação do trabalho

Neste Blog, o leitor poderá encontrar novas postagens sobre o assunto.

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado desde que a fonte seja citada.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O profissional "Bibliotecário"


  
Muitas pessoas ainda desconhecem as atividades do profissional Bibliotecário. Esta profissão é regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, sendo necessário para exercê-la, concluir o curso de Biblioteconomia, com duração de 4 anos, no qual se adquire conhecimentos técnicos  e científicos para organização, recuperação e disseminação das informações. É necessário também ser registrado junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia da região onde o profissional atua.

A Biblioteconomia, considerada como uma das Ciências da Informação, é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais, tratando da análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em Bibliotecas, bancos de dados, Centros de Documentação, sistemas de informação e sites, dentre outros.

Dessa forma, as atividades profissionais do Bibliotecário vão muito além da organização e administração de Bibliotecas , sendo este, um  mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma eficiente e eficaz ao solicitante.

Como profissional da informação, podemos encontrar o Bibliotecário desenvolvendo atividades de ensino na área de Biblioteconomia; consultorias para Bibliotecas (particulares e institucionais); organização e administração de Bibliotecas de Centros de Documentação; em escritórios de advocacia; organização de sites, auxílio em pesquisas científicas, dentre outras.  

Assim como acontece com outros profissionais, muitos Bibliotecários também ampliam seus conhecimentos e campos de atuação, em cursos de especialização, mestrados e até doutorados.

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado desde que a fonte seja citada.