sexta-feira, 15 de abril de 2011

REFERÊNCIAS



Referências é um conjunto padronizado dos elementos descritivos que identificam um documento. Apresenta uma lista (no final do documento) de livros, sites, artigos de periódicos e outras fontes que foram utilizadas no desenvolvimento de TCC, Dissertação, Tese ou artigo científico, em ordem alfabética de sobrenome de autor.

Trata-se de um elemento obrigatório, devendo ser elaborado de acordo com a Norma da ABNT NBR 6023: 2002. Muitos confundem com a denominação “Referências Bibliográficas”, alterada pela norma em 2002, passando a denominar-se apenas “Referências”. Esta alteração deveu-se ao fato de que muitas fontes de informações foram disponibilizadas além de apenas livros, tais como CDs, sites, etc.

Cabe ressaltar que não se deve confundir “Bibliografia” com “Referências” – a primeira trata de fontes apenas consultadas – a segunda, de fontes efetivamente utilizadas para a elaboração da redação científica.

Para aplicação da Norma 6023: 2002 deve-se também  atender outras Normas da ABNT que complementam esta, tais como:

NBR 6032:1989 – Abreviação de títulos de periódicos
NBR 10520:2002 – Citações em documentos
NBR 10522: 1988 – Abreviação na descrição bibliográfica (por exemplo, mês da publicação de um periódico)

Como pode ser observado, várias são as Normas da ABNT a serem seguidas no desenvolvimento de uma redação científica. É por este motivo que a maioria das Faculdades/Universidades disponibilizam nas Bibliotecas e em seus sites, uma Manual para Elaboração de Trabalhos, contendo todas estas normas exemplificadas para facilitar e orientar a elaboração das redações científicas.

O formato básico de referências (elementos essênciais) varia de acordo com o tipo de material a ser referenciado. Abaixo alguns exemplos:

Monografias (livros, teses, dissertações)
Elementos essenciais: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. edição. Local: Editora, ano da publicação, páginas.

Com 1 autor
Ex: SILVA, Maria Fernanda. Ser e crescer. 2 ed. São Paulo: Símbolo, 2011. 150 p.

Com 2 autores
SILVA, Maria Fernanda; FAGUNDES, Valquíria. Amadurecimento: a importância da                       informação no desenvolvimento do indivíduo. São Paulo: Letras, 2010. 180 p.

Com 3 autores
SILVA, Maria Fernanda; FAGUNDES, Valquíria; GOMES, Antonio. Adolescer sem sofrer. Rio de Janeiro: Pontes, 2009. 120 p.      

Com mais de 3 autores     

SILVA, Maria Fernanda et al. Adolescer sem sofrer. Rio de Janeiro: Pontes, 2009. 120 p.   

Obs.:  a) quando se tratar de 1ª edição, não é necessário especificá-la;
           b) as referências devem ser alinhadas à margem esquerda do texto (não justificar) com espaço simples e espaço duplo entre cada referência;
           c) os títulos devem ser negritados e os subtítulos sem negrito;
           d) as pontuações seguem padrões internacionais, devendo portanto, serem observadas;

Artigo de revista

LANGHI, Celi. Produção do conhecimento em cursos de MBA: opções metodológicas para o desenvolvimento de monografias. Estratégia: revista da Faculdade de Administração da FECAP, São Paulo, v.4, n.8, p. 68-81, jun. 2010.
Obs.: neste caso o negrito é colocado no título da revista.

Artigo de jornal diário

COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p.6. 

Documento em meio eletrônico

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.html> Acesso em: 28 nov. 1998.

Para os demais tipos de documentos, consultar a Norma NBR 6023 ou o manual da Instituição de Ensino. O Bibliotecário da Instituição também poderá orientar na aplicação das Normas.

Há também a opção de se utilizar o Mecanismo Online para Referências  MORE
Este mecanismo gera referências automaticamente com base no preenchimento de um formulário contendo campos necessários de acordo com o tipo de material a ser referenciado, bastando copiar e colar, porém, é importante salientar que neste mecanismo, a referência correta somente será obtida se os dados solicitados forem informados corretamente.

Direitos autorais: este artigo poderá ser copiado (somente para fins acadêmicos) desde que a fonte seja citada.
Referência
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (São Paulo). Informação e documentação - Referências – Elaboração: NBR 6023:2002. São Paulo: ABNT, 2002. 24 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário